O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Os Verbetes de Georges Bourdoukan

O texto que publico a seguir é do jornalista e escritor, Georges Bourdoukan, para mim um dos melhores articulistas da revista Caros Amigos, publicação mensal da editora Casa Amarela.

A revista é, sem dúvida nenhuma, uma das publicações mais significativas que surgiram na última década a nível nacional. Infelizmente, o poder econômico ataca de forma grotesca as publicações independentes e estas sobrevivem graças a alguns "militantes da boa leitura", os quais assinam ou compram periodicamente tais publicações. Relato isso porque uma triste realidade vem assombrando os leitores assíduos da Caros Amigos: de 2006 até 2008 a tiragem da revista diminuiu em 10 mil exemplares. Uma lástima. Já que milhares de pessoas podem estar deixando de ter contato com assuntos importantes, relatados de forma séria, crítica, responsável e com a escrita mais agradável e simples possível.


De volta ao texto...

*Bom, na edição de Agosto/2008, a revista Caros Amigos publicou os Verbetes da Manipulação Midiática, escrito por Bourdoukan, vale a pena a leitura:


VERBETES
MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA

*Georges Bourdoukan

Ditador: É a denominação que a mídia dá a um presidente eleito democraticamente que age de acordo com a Constituição. Exemplo: Hugo Chávez.
Presidente: É a denominação que a mídia dá a quem aprova leis ditatoriais, invade nações para apossar-se de suas riquezas, assassina mais de um milhão de seres humanos; constrói muros segregacionistas; é contra o Tribunal Penal Internacional e os protocolos de Kioto. Exemplo: George W. Bush.
Incursão: Assim a mídia denomina a invasão de um país
Tutela: É o sinônimo que a mídia dá a ocupação do Iraque pelos Estados Unidos da América
Terrorista: Assim a mídia denomina o revolucionário que luta contra o jugo colonialista. Exemplo: iraquianos, afegãos e palestinos.
Suicida: Denominação que a mídia dá ao prisioneiro assassinado pelos carrascos estadunidenses nas prisões de Abu-Ghraib e Guantánamo.
Ataque cirúrgico: Assim a mídia repercurte quando um míssil estadunidense erra o alvo e causa a morte de civis. Três exemplos:
1)Assassinato da filha de cinco anos do presidente líbio, Muammar Kadhafi, em 1986;
2)Abate de um avião civil iraniano com 298 passageiros e tripulantes em 1988. Não houve sobreviventes.
3)Destruição de uma indústria farmacêutica no sudão em 1998..
Seqüestro: Se um soldado israelense é capturado quando invade o Líbano ou a Palestina, a mídia diz que foi seqüestro.
Captura: Se um palestino ou libanês é seqüestrado pelas tropas invasoras, a mídia diz que foi capturta.
Incidente: Dá-se quando tropas de Israel ou dos Estados Unidos massacram centenas de civis palestinos, iraquianos e afegãos.
Massacre: Dá-se quando palestinos, iraquianos e afegãos matam dois ou três soldados de Israel ou Estados Unidos.
Assentamento: Denominação que a mídia dá à usurpação de terras palestinas por invasores israelenses.
Conflito: Assim a mídia denomina a invasão e ocupação da Palestina por tropas de Israel.

Blog do Boudorkan: http://blogdobourdoukan.blogspot.com/

Nenhum comentário:

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.