O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Trabalho X Saúde

Dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho revelam que, em 2006, foram registrados mais de 500 mil acidentes e diagnósticos de doenças, relacionados a prática profissional. De um lado, está a burocracia dos poderes governamentais, aliada a uma atuação deficitária das políticas públicas na área da saúde, do outro, os níveis cada vez mais absurdos de exigência nas empresas, fábricas, bancos, etc. O trabalhador é apenas uma peça na engrenagem do sistema. Se "falhar" ou "pifar", troca-se por outra em melhores condições para executar as tarefas. A luta pela sobrevivência, em meio a desigualdade, faz com que os trabalhadores se digladiem por um espaço, mesmo que arcaico, dentro da máquina burocrática do Estado. Os resultados podem ser desastrosos.

Abaixo algumas doenças relacionadas ao mundo do trabalho:

LER (Lesão por Esforço Repetitivo)

Stresse, má postura e excesso de trabalho podem causar lesões por trauma cumulativo. As LER são diagnosticadas na prática dos mais variados tipos de trabalho. As exigências das empresas para que se atinja metas e objetivos cada vez mais absurdos, condicionam os empregados a uma situação desgastante, podendo levar a incapacidade funcional dos membros superiores.

PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído)

Todos estamos expostos diariamente a ruídos dos mais variados tipos. Os ruídos urbanos são provocados por motos, aparelhos de som, obras, etc. O problema se agrava quando o trabalhador é submetido a ruídos por mais de 8h diárias, ultrapassando os 85 dB. Os operários de metalúrgicas, serrarias, siderúrgicas, agricultores, pescadores e trabalhadores de indústrias em geral, são os mais afetados pela perda auditiva. Como agravante, está o fato de que todo o sistema nervoso é afetado pelos ruídos. Isso pode provocar problemas em outras partes do corpo também.

Em 2001, o Ministério da Saúde divulgou, por meio do Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde, as seguintes doenças do sistema nervoso relacionadas ao trabalho:

*Ataxia cerebelosa
• Parkinsonismo secundário devido a outros agentes externos
• Outras formas especificadas de tremor
• Transtorno extrapiramidal do movimento não-especificado
• Distúrbios do ciclo vigília-sono
• Transtornos do nervo trigêmeo
• Transtornos do nervo olfatório (inclui anosmia)
• Transtornos do plexo braquial (síndrome da saída do tórax, síndrome do desfiladeiro torácico)
• Mononeuropatias dos membros superiores: síndrome do túnel do carpo ; outras lesões
do nervo mediano: síndrome do pronador redondo ; síndrome do canal de Guyon ;
lesão do nervo cubital (ulnar): síndrome do túnel cubital ; outras mononeuropatias dos membros
superiores: compressão do nervo supra-escapular
• Mononeuropatias do membro inferior : lesão do nervo poplíteo lateral
• Outras polineuropatias: polineuropatia devida a outros agentes tóxicos e polineuropatia
induzida pela radiação
• Encefalopatia tóxica aguda

Nenhum comentário:

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.