O Exílio Midiático está licenciado pelo Creative Commons

Todos os posts disponíveis neste espaço podem ser reproduzidos em outros blogs e sites, sendo necessário citar apenas o autor dos textos (Eduardo Silveira de Menezes) e a fonte (Exílio Midiático). Por outro lado, não é permitido o uso comercial das obras aqui expostas. Mais detalhes ao final da página, clicando no link disponível.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Reduzindo danos e prolongando vidas

Trabalho desenvolvido pelo SUS busca a reinserção de usuários de drogas no convívio social.

Diminuir o agravo físico, psíquico e social, provocados pelo uso abusivo de drogas, e resgatar socialmente os dependentes químicos. Esse é o principal objetivo do PRD (Programa de Redução de Danos), estratégia traçada pelo Ministério da Saúde com a intenção de prevenir a disseminação da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis entre usuários de drogas. O serviço não exige do usuário abstinência para ajudá-lo a enfrentar a situação e faz encaminhamentos ao SUS (Sistema Único de Saúde), quando o usuário escolher parar com o consumo da substância.

O Assistente de Coordenação do PRD em Pelotas, Gilberto Goulart, explica que é feito um mapeamento dos bairros para saber de que local está vindo a maior parte das solicitações de tratamento. “Não esperamos que os usuários venham nos procurar, vamos até eles”. De segunda à sexta, das 18h30 às 21h, os redutores de danos atuam dentro das comunidades. “A gente chega nas rodas de conversa, falamos com as pessoas que estão transitando nas ruas e procuramos usar a linguagem corrente do bairro, evitando termos técnicos para a comunicação fluir melhor”, diz Goulart.

A Supervisora de Campo do PRD, Silvia Martins, explica que o programa respeita o livre arbítrio. “Vamos até o usuário para conversar, dar atenção, sempre respeitando as liberdades individuais e orientando sobre os riscos que eles estão correndo. A informação tem que chegar até a comunidade, mas o nosso trabalho não prega abstinência dentro do bairro, é uma opção da pessoa, se ela quer uma ajuda ou não”, ressalta. “Como o nosso trabalho baseia-se na livre opção de escolhas, pode-se enxergar o PRD como se fosse uma ponte, os alicerces para isso são formados pelos serviços de saúde pública que estão sendo prestados, mas, atravessá-la, é uma opção de cada um”, destaca Goulart.

Segundo João (nome fictício), 26 anos, o PRD contribuiu para uma melhora considerável na sua qualidade de vida. Ele conta que, quando fazia uso de drogas injetáveis, não tinha informações sobre o risco de contaminação pelo compartilhamento do equipamento e, tampouco, conhecia o tratamento através da redução do consumo, com o objetivo de diminuir os agravos à saúde. “Tomei vacinas e fiz os testes de Hepatite e HIV. Isso fez com que eu tomasse mais cuidados com a minha vida”, diz.

O redutor de danos, Daniel Martins, diz que é preciso saber diferenciar e identificar alguns fatores que contribuem para risco no uso de drogas. “Transtornos psíquicos, crise de identidade cultural, social e familiar, preconceitos e problemas sociais são determinantes para agravar o quadro. Existem muitos mitos, medos e crenças, é preciso saber diferenciar e enfrentar o problema relacionado ao uso de drogas dentro das suas especificidades”, destaca o redutor. Para ele, o usuário tem que ser o protagonista do tratamento. “O plano é individual, não pode ser imposto, o usuário tem que participar desse planejamento”.

O PRD fica localizado na rua Lobo da Costa n° 1764, no pátio interno da Secretária Municipal de Saúde. O horário de atendimento é das 12h30 às 18h30. Telefone: (53) 3284-7711.

Nenhum comentário:

As mais lidas durante a passagem pelo Exílio

Faça sua pesquisa no blog

Licença Creative Commons
A obra Exílio Midiático de Eduardo Silveira de Menezes foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em exiliomidiatico.blogspot.com.. Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/.